Com possibilidade de indenização por Dano Moral e Material sofrido
Com possibilidade de indenização por Dano Moral e Material sofrido
A Reserva de Margem Consignável (RMC) é um percentual do salário, benefício ou pensão do trabalhador ou aposentado destinado exclusivamente para o pagamento de despesas de cartões de crédito consignados.
Como Funciona?
A RMC é calculada como uma parcela do limite de 5% que é adicional aos 30% da margem consignável tradicional (que é destinada a empréstimos consignados). Isso significa que o beneficiário pode ter até 35% de sua renda comprometida com consignações, sendo 30% para empréstimos consignados e 5% para o cartão consignado.
Vantagens da RMC:
A Reserva de Cartão Consignável (RCC) refere-se ao limite de crédito disponível no cartão de crédito consignado, que está vinculado à Reserva de Margem Consignável (RMC). Esse cartão pode ser utilizado para compras e saques, com o valor mínimo da fatura sendo descontado automaticamente da folha de pagamento.
Como Funciona?
O valor mínimo da fatura do cartão consignado é automaticamente descontado do salário ou benefício do titular. Isso garante que a dívida esteja sempre sendo paga, reduzindo os riscos de inadimplência.
Vantagens da RCC:
Os limites de crédito para RMC e RCC variam de acordo com o salário ou benefício do solicitante e as políticas da instituição financeira. Em geral, a margem consignável é de até 30% da renda mensal para RMC e até 5% para RCC.
Os prazos de pagamento podem variar, mas geralmente, para RMC, os prazos podem se estender até 96 meses (8 anos). Para RCC, os prazos são mais flexíveis e podem ser ajustados conforme as condições acordadas com a instituição financeira.
A solicitação de RMC ou RCC pode melhorar o seu crédito pessoal ao proporcionar acesso a crédito com taxas de juros mais baixas e prazos de pagamento mais longos, o que pode ajudar na gestão financeira. No entanto, é importante utilizar o crédito de forma responsável para evitar endividamento excessivo.
Sim, é possível refinanciar tanto o RMC quanto o RCC, dependendo das políticas da instituição financeira. O refinanciamento pode permitir a obtenção de condições mais favoráveis, como taxas de juros mais baixas e prazos de pagamento estendidos, além de liberar margem consignável adicional para novos créditos.